Ponte
Família são tantas terminologias e tantos entendimentos do que é a família mas como diz o titãs em sua letra: "família é, família A família".
Família é um grupo que tem seus valores, suas regras, seus padrões e cada pessoa ocupa um lugar e uma função naquela determinada família (grupo). Cada família é diferente e ao mesmo tempo parecida. Mas quando o casal dessa família resolve se divorcia, se separar. O que acontece com essa família?
Há uma quebra, um luto, uma dor já que a família como era não existirá mais, ou pelo menos é isso que imaginamos e sentimos. Fisicamente pode ser verdade pois há uma quebra na constituição, o casal romântico se rompeu, porém emocionalmente o elo sempre estará presente, quando existe uma criança fruto deste amor. Neste caso, os vínculos são eternos.
Por isso, uma boa comunicação entre os pais separados é de extrema importância para a saúde psíquica desta criança. Tem que haver uma cumplicidade entre o casal para educar essa criança. Houve o término do amor romântico entre o casal, porém o amor familiar não acaba essa união perdura a vida toda e é muito importante que esse casal saiba lidar com as diferenças, com os desafios e não coloque a criança no meio dessa comunicação ou melhor falta de comunicação. Existe ainda uma hierarquia no sistema familiar: que pai e mãe construam uma ponte para que seu filho possa passar e caminhar seguramente e não o contrário, onde essa falta de comunicação prejudique o caminhar do seu filho. Vejo muitos filhos sendo a ponte de comunicação entre seus pais, querendo cuidar do seus pais, sendo pais do seus pais; uma inversão de papeis. O que acaba desorganizando o sistema familiar e o sistema psíquico desta família.
Em que ponte estamos caminhando? Que ponte estamos construindo ? Esse processo de construção e caminhada é constante e diário, perceba como esta sua ponte.